pro businessAssumir uma postura pro business sem prejuízo da atuação preventiva é um grande, se não o maior, desafio enfrentado pela área legal das empresas. No cenário atual, o jurídico interno deve deixar de se posicionar apenas como uma área de suporte (ou backoffice) e ampliar seu foco para que atue de forma proativa, apoiando o crescimento da companhia e contribuindo com a geração de negócios. Para alcançar esse objetivo, a evolução dos processos de gestão e a utilização das ferramentas adequadas são essenciais.

BSC (Balanced Scorecard)

Uma das ferramentas que auxiliam o gestor jurídico a atingir essa evolução é o BSC, em tradução literal “indicadores balanceados de desempenho”, que são definidos levando em consideração a estratégia do departamento; os objetivos que devem ser perseguidos; as metas específicas a serem alcançadas em cada um dos objetivos estabelecidos; e os planos de ação que serão executados para atingi-los. Esses indicadores de desempenho¹ estratégicos que servirão para demonstrar o quanto a área se aproxima ou se distancia da realização de sua estratégia.
Apesar de parecer óbvio, importante pontuar que as estratégias departamentais deverão estar alinhadas ao planejamento estratégico da organização. Além disso, ao estabelecer as metas e seus respectivos indicadores, é necessário avaliar se são específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes para o alcance dos objetivos estratégicos e se possuem frequência de ocorrência (meta SMART).

PDCA (Plan, Do, Check, Act)

O método PDCA, que consiste em um ciclo de melhoria contínua, poderá ser aplicado no acompanhamento do plano estratégico (Plan), de sua execução (Do), da verificação dos resultados através dos indicadores (Check) e da realização das ações necessárias (Act), visando corrigir eventuais desvios encontrados entre o que foi planejado e o realizado, iniciando um novo ciclo PDCA.
De acordo com os resultados apurados, pode-se identificar a necessidade de colocar em marcha projetos estratégicos que irão contribuir para o alcance dos objetivos, viabilizando ou acelerando este processo. Para isso, é importante estabelecer critérios específicos para priorização daqueles que forem mais relevantes como, por exemplo, custo, prazo e complexidade de implantação. Projetos mais simples, mais rápidos de implementar e menos complexos devem ser priorizados.

BPM (Business Process Management)

Um dos projetos que podem ser implementados para o alcance dos objetivos estratégicos é a otimização dos processos de negócio do Departamento Jurídico, utilizando-se do BPM, que garante uma maior eficiência operacional. Essa metodologia possibilita o conhecimento dos processos através da descrição das atividades e dos os papéis das pessoas, a eliminação dos “gargalos”, a gestão dos riscos envolvidos na execução, e o acompanhamento dos indicadores de desempenho operacionais. Com a utilização do PDCA, já descrito acima, é implementado o ciclo de melhoria contínua no gerenciamento dos processos e através de softwares é possível, ainda, automatizar de forma parcial ou, até mesmo, integral, alguns processos (execução sem a necessidade de interação humana, como, por exemplo, geração de relatórios, alertas de tarefas, lançamento das provisões, dentre outros), tornando-os ainda mais seguros, céleres e eficientes.

Gestão meritocrática

A meritocracia pode ser melhor desenvolvida a partir da sua vinculação à gestão estratégica e operacional, possibilitando a mensuração do desempenho das pessoas na realização dos procedimentos operacionais mapeados e com base nos indicadores de desempenho associados aos objetivos estratégicos.
Assim, as progressões de função/cargos e os ganhos de remuneração estarão atrelados a critérios objetivos, vinculados a resultados e de prévio conhecimento de todos.

Conclusão

Adotando os métodos e ferramentas aqui brevemente abordados, assim como outros que podem ser utilizados no aprimoramento da gestão, os profissionais dos departamentos jurídicos voltarão sua atenção para questões estratégicas e terão maior controle dos processos que se encontram sua responsabilidade, sendo mais assertivos e rápidos nas decisões, entregando valor para as organizações e contribuindo para o seu crescimento.


¹ Key Performance Indicators ou KPI
2019-03-26T20:59:28-03:00

Sobre o Autor:

Administrador de Empresas, Executive Coach e Membro da SLAC, especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FDC), Gestão de Projetos (FGV), Pricing (Associação Brasileira de Pricing), Gestão Estratégica de Processos de Negócios – BPM (PUC Minas). Auditor da Qualidade NBR ISO 9001.